SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Concordância e correlação entre três métodos distintos para quantificação da altura do salto verticalAs primeiras participações de atletas do hipismo sul-rio-grandense em Jogos Olímpicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SOUZA, Michele Caroline de et al. Modelação multinível e delineamento longitudinal-misto na pesquisa em Educação Física e Ciências do Esporte. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.35-45. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100035.

O propósito deste estudo é apresentar o uso da modelação multinível (MMN) com informação oriunda de um estudo longitudinal-misto sobre o crescimento, desenvolvimento e saúde de adolescentes portugueses. A amostra foi composta por 5155 indivíduos divididos em quatro coortes que abrangem as faixas etárias dos 10 aos 12, 12 aos 14, 14 aos 16 e 16 aos 18 anos. As variáveis de estudo foram a força de preensão manual e o percentual de gordura total (%GTotal). A análise mostrou trajetórias curvilíneas do desempenho de força de preensão, com maiores incrementos anuais nos meninos. O %GTtotal apresentou associação positiva com o desempenho da força estática; constatou-se uma forte variabilidade interindividual. O recurso ao delineamento longitudinal-misto permitiu a recolha mais célere da informação; e a metodologia MMN mostrou-se suficientemente flexível e robusta para acomodar, num modelo único, aspectos da mudança individual e das diferenças interindividuais do desempenho da força estática condicionados à ação do tempo.

Palavras-chave : Estudos longitudinais; Modelação hierárquica; Mudança; Desempenho motor.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )