SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1As primeiras participações de atletas do hipismo sul-rio-grandense em Jogos OlímpicosIntervenção urbana esportiva: notas etnográficas sobre o grupo Rizoma índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

SILVA, Dirceu Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira  y  AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.65-79. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100065.

O objetivo deste artigo foi analisar e discutir as ações políticas do Ministério do Esporte para as áreas do esporte e do lazer. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, seguida de uma análise de conteúdo das leis e documentos que regem as políticas do Ministério do Esporte. Emergiram três categorias centrais dessa análise: modelo de gestão, concepção de direito social e canais de participação. Os resultados indicaram que as ações políticas se aproximaram da gestão pública gerencial, e compreende os direitos sociais como serviços a serem prestados pelo Estado. Além disso, a participação da sociedade civil só ocorreu de forma institucionalizada, por meio do Conselho Nacional de Esporte e das Conferências Nacionais do Esporte (CNEs). Ambiguamente, foram também identificadas ações que promoviam uma visão societal, que ampliou o entendimento do lazer e o afirmou como um direito social, mas que nos últimos anos estão subsumidas pela visão gerencial.

Palabras clave : Lazer; Esporte; Direitos sociais; Participação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )