SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número1Efeito da oclusão temporal na ação de ataque sobre a tomada de decisão defensiva na modalidade de voleibolActitudes de estudiantes de primária en relación a las clases de Educación Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SANTOS, Rodrigo de Miranda Monteiro; MORAES, Emerson Luciano  e  COSTA, Israel Teoldo da. Análise de padrões de transição ofensiva da Seleção Espanhola de Futebol na Copa do Mundo FIFA(r) 2010. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.1, pp.119-126. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000100119.

O objetivo do artigo consiste em identificar os padrões de transição ofensiva (defesa-ataque) da seleção espanhola de futebol na Copa do Mundo FIFA(r) 2010 através da análise da frequência das formas de aquisição/recuperação da bola (FAR) e dos setores do campo onde se sucederam essas ações. A amostra do estudo integra 895 sequências ofensivas realizadas durante os sete jogos da seleção espanhola na competição. Para a coleta dos dados, utilizou-se a observação de vídeos de partidas televisionadas. Os dados foram registrados e quantificados utilizando-se planilhas de Excel 2007 for Windows(r). Realizou-se análise descritiva (frequência e percentual) para as variáveis "setor" e "FAR". O teste do qui-quadrado (χ2) foi utilizado para comparar a distribuição dos casos entre os valores das variáveis analisadas com nível de significância de p < 0,05. Foram calculados os valores residuais padronizados (e) das FAR em função do setor do campo, e também do setor do campo de acordo com a FAR. Para o tratamento dos dados utilizou-se o "software" IBM SPSS versão 20. As variáveis "interceptação" e "fragmentos constantes do jogo" apresentaram frequência significativamente maior do que as outras FAR em todos os setores do campo, enquanto que a variável "interceptação" manifestou maior frequência nos setores defensivo (e = 2,73), médio defensivo (e = 5,51) e médio ofensivo (e = 2,41) e a variável "desarme" teve frequência significativamente maior no setor médio defensivo (e = 4,85). Logo, conclui-se que houve maior ocorrência de fragmentos constantes do jogo no setor defensivo, de interceptações, no setor médio defensivo e médio ofensivo e de fragmentos constantes do jogo, no setor ofensivo, o que sugere que a seleção espanhola demonstra predisposição a evitar confrontos 1x1 no setor defensivo.

Palavras-chave : Futebol; Tática; Análise de jogo; Transição ofensiva..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )