SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue2Analysis of the opportunities of motor stimulation in home environment in the central region of Rio Grande do SulInstitutions of higher education in Spain and Brazil: topics on people with disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

CANAN, Felipe; MENDES, José Carlos  and  SILVA, Rogério Vaz da. Análise estatística no basquetebol de base: perfil do Campeonato Paranaense de Basquetebol masculino Sub-17. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.2, pp.289-302. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000200289.

Tem-se como objetivo geral, descrever como se dá a dinâmica de jogos de basquetebol de base. Especificamente, buscou-se entender quais os indicadores estatísticos significativos para a conquista da vitória no jogo e na competição de uma maneira geral e em jogos equilibrados, normais e desequilibrados; qual a influência do indicador "eficiência" individual e coletiva para o resultado final de jogo e competição; e qual a relação do momentum do jogo com os mesmos resultados. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva quantitativa, tendo como instrumento, planilha de análise estatística construída especificamente para a pesquisa. O tratamento dos dados se deu através de estatística descritiva e inferencial. Resultados encontrados: arremessos de dois pontos tentados, arremessos de dois pontos convertidos, porcentagem de acerto de dois pontos, total de pontos feitos, porcentagem de acerto total, rebotes defensivos, rebotes totais e assistências foram considerados significativos para obtenção da vitória no jogo. Os mesmos indicadores, acrescidos de "lances livres tentados" foram coincidentes em jogos equilibrados, normais e desequilibrados. Arremessos de dois pontos tentados, arremessos de dois dois pontos convertidos, porcentual de acerto de dois pontos, porcentagem de acerto total e rebotes ofensivos foram significativos para obtenção de vitória na competição. Equipes que venceram o jogo e competição apresentaram eficiência coletiva superior às demais. Uma média de quatro jogadores por equipe apresentou eficiência individual superior à média de eficiência individual da equipe e da competição. O segundo e último quartos apresentaram-se mais relevantes para obtenção da vitória no jogo e na competição. Como conclusão, entende-se que a análise estatística é uma fonte importante de informações sobre um jogo de basquetebol, podendo oferecer subsídios relevantes a pesquisadores e comissões técnicas.

Keywords : "Scouting"; Indicadores de jogo; Eficiência; "Momentum".

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )