SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Velocidade da bola no chute no futsal: comparação entre garotos com diferentes níveis de desempenho e correlação de variáveis preditoras do desempenhoA simbologia presente nos estilos de Karate-Dō índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ALMEIDA, Bárbara Schausteck de; CAPRARO, André Mendes  e  MARCHI JUNIOR, Wanderley. Os Jogos Olímpicos na Cidade do México 1968: discursos oficiais, da mídia e da literatura científica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.383-393. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300383.

O presente artigo propõe uma análise histórica sobre os principais fatos relacionados à candidatura, eleição e realização dos Jogos Olímpicos de 1968 na Cidade do México, verificando a presença ou ausência desses e de outros debates no jornal Folha de S.Paulo do ano de 1968, nos relatórios oficiais emitidos pelo Comitê Organizador do evento e na literatura científica. Assim, foram identificados e descritos o processo de candidatura e eleição da Cidade do México, assim como os debates acerca da altitude e as manifestações político-sociais durante o processo de preparação e realização do evento - especificamente ao chamado Massacre de Tlatelolco e ao ato de levantar os punhos dos atletas Tommy Smith e John Carlos no pódio olímpico. Sem a pretensão de esgotar a descrição dos acontecimentos daquele evento, tais fatos apontam para relevantes indícios daquela edição dos Jogos Olímpicos. Apesar da especificidade histórica daquele contexto político e esportivo, alguns debates permanecem como desafios para as cidades sedes e para as instituições esportivas mesmo após quase meio século.

Palavras-chave : Jogos Olímpicos; Cidade do México; Mídia; Pesquisa histórica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )