SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3A ambientalização curricular de programas de Educação Física em universidades federais do BrasilAtitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ANJOS, Kátia Silva Souza dos; OLIVEIRA, Régia Cristina  e  VELARDI, Marília. A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológica. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.439-452. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300439.

O objetivo deste trabalho foi identificar e compreender pela perspectiva das bailarinas participantes do estudo o ideal de corpo demandado pela prática do balé. Para tanto, optamos por uma orientação epistemológica apoiada na fenomenologia de Edmund Husserl e em autores afinados com a fenomenologia proposta por esse filósofo. As entrevistas semiestruturadas em profundidade constituíram a técnica de pesquisa utilizada. O que há de comum nas falas das bailarinas é a referência a um corpo ideal centrado nas produções feitas pelas grandes companhias de balé. Nessas percepções, o corpo desejado e ideal para o balé clássico pode ser tanto inato à pessoa, quanto construído e transformado com muito esforço e dedicação pela bailarina.

Palavras-chave : Vivência; Corpo; Fenômeno; Balé; Expressão corporal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )