SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3A construção do corpo ideal no balé clássico: uma investigação fenomenológicaComo a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento condicionam o desempenho de jogadores de futebol? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

COSTA, Ana Carolina Pereira; TORRE, Mariana Carvalho de Moura Della  e  ALVARENGA, Marle dos Santos. Atitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academia. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.453-464. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300453.

O presente estudo teve como objetivo avaliar a presença de insatisfação com a imagem corporal e de atitudes negativas em relação ao exercício, bem como a correlação entre estes fatores, em frequentadores de academia de ambos os sexos. Uma amostra de 100 desportistas (67 mulheres e 33 homens) respondeu eletronicamente o Questionário de Imagem Corporal (Body Shape Questionnaire) e a Commitment Exercise Scale (CES). Os participantes relataram massa corporal, estatura, tempo de frequência na academia e objetivos da prática. Análise de correlação de Pearson entre BSQ e CES foi realizada, bem como comparação dos escores da CES segundo classificação da BSQ pelo teste T de Student. Diferenças entre os sexos foram avaliadas com modelo linear geral. Modelos de regressão linear testaram preditores para satisfação corporal ou atitudes em relação ao exercício. As mulheres apresentaram maior insatisfação com a imagem corporal (p < 0,001) e não houve diferença entre os sexos nas atitudes em relação ao exercício. Não foi encontrada correlação entre a insatisfação com a imagem corporal e as atitudes em relação ao exercício, mas houve correlação positiva entre o Índice de Massa Corporal (IMC) e a insatisfação com a imagem corporal (p = 0,001 para homens; p = 0,002 para mulheres). O tempo de frequência na academia foi preditor de atitudes negativas em relação ao exercício (R2 = 0,580), e o IMC e uma menor importância do lazer para a prática de exercício foram preditores de insatisfação corporal (R2 = 0,368). Sugere-se a realização de estudos semelhantes que avaliem outros aspectos da imagem corporal, tal como a busca pela muscularidade.

Palavras-chave : Exercício; Imagem corporal; Academias de ginástica; Autoimagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )