SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Atitudes em relação ao exercício e insatisfação com a imagem corporal de frequentadores de academiaInserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ANDRADE, Marcelo Odilon Cabral de  e  COSTA, Israel Teoldo da. Como a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento condicionam o desempenho de jogadores de futebol?. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.465-473. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300465.

O objetivo deste estudo foi verificar como a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento podem condicionar o desempenho tático de jogadores de futebol. A amostra foi composta por 6640 ações táticas realizadas por 108 jogadores da categoria Sub-15. Foi utilizado o FUT-SAT para coleta e análise dos dados. A data de nascimento foi obtida através da carteira de identidade ou da certidão de nascimento. Foram utilizadas análise descritiva, teste de Regressão Logística Multinomial (p < 0,05) e o teste Kappa de Cohen. Para as análises estatísticas foi utilizado o software SPSS. Foram verificadas associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e o desempenho tático para os princípios "cobertura ofensiva", "unidade ofensiva", "cobertura defensiva", "equilíbrio" e "unidade defensiva". Foram verificadas associações positivas entre a data de nascimento e o Índice de Performance Tática Defensiva em jogadores nascidos no segundo quartil. Conclui-se que para esta amostra, a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciaram o desempenho tático.

Palavras-chave : Tática; Efeito da idade relativa; Formação esportiva; Categoria de base.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )