SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número3Como a eficiência do comportamento tático e a data de nascimento condicionam o desempenho de jogadores de futebol?Uso do sistema âncora nas duas mãos e na mão não dominante reduz a oscilação corporal em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SALLES, William das Neves; FARIAS, Gelcemar Oliveira  e  NASCIMENTO, Juarez Vieira do. Inserção profissional e formação continuada de egressos de cursos de graduação em Educação Física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.3, pp.475-486. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000300475.

O objetivo do estudo foi analisar aspectos da inserção profissional e perspectivas de formação continuada de egressos dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Os participantes foram 63 egressos (34 bacharéis e 29 licenciados) concluintes entre o segundo semestre de 2009 e o segundo semestre de 2010, os quais responderam às questões de um questionário online, especialmente construído e validado para a pesquisa, que procurou obter informações referentes à sua inserção profissional e às perspectivas de formação continuada. De maneira geral, observou-se que a maioria dos formados atuava na área profissional de interesse, predominantemente em instituições privadas. A falta de experiência de atuação e a baixa remuneração oferecida pelos locais de trabalho foram consideradas as principais barreiras da inserção profissional. Em contrapartida, foram percebidos como facilitadores deste processo a amplitude de opções de intervenção destinadas ao profissional de Educação Física, bem como os conhecimentos adquiridos durante o curso realizado. A remuneração mensal da maior parte dos egressos empregados foi de até três salários mínimos. Verificou-se o interesse dos egressos de ambos os cursos pela realização de atividades de formação continuada em Educação Física, com destaque comum para cursos de especialização e/ou de mestrado nas áreas de atividade física direcionada à promoção da saúde. As evidências encontradas podem fornecer indicadores acerca da efetividade das reformulações curriculares realizadas nos cursos de graduação em Educação Física da UFSC, bem como contribuir para o aprimoramento contínuo da formação inicial oferecida aos estudantes.

Palavras-chave : Profissão; Mercado de trabalho; Estudantes; Universidade; Educação física.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )