SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Comparison of dynamic balance between Brazilian Jiu-Jitsu practitioners with different levels of experienceAnalysis of game-related statistics which discriminate between winning and losing in Brazilian professional basketball author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SOUSA, Gabriel Renaldo de; PINTO, Marília Garcia; SEEBER, Roberto  and  SILVA, Diego Augusto Santos. Associação do estado nutricional com aptidão física relacionada à saúde em adultos com deficiência intelectual. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.543-550. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400543.

A obesidade é um problema da saúde pública que tem reflexo direto nos níveis de aptidão física relacionada à saúde, principalmente em pessoas com deficiência intelectual (DI) por uma série de limitações cognitivas e sociais devido à deficiência. O objetivo do estudo é identificar a associação do estado nutricional com os níveis de aptidão física relacionado à saúde em pessoas com DI. A pesquisa foi realizada em uma instituição com 31 homens adultos, tendo a avaliação do estado nutricional sido realizada por meio do IMC, e os testes de aptidão física relacionado à saúde com uso da Bateria de Brockport adaptada (avaliação da adiposidade, teste de flexibilidade, força/resistência muscular e capacidade aeróbia). Utilizou-se a análise de covariância para comparar os grupos eutróficos e o excesso de peso em relação aos componentes de aptidão física relacionados à saúde e o teste exato de Fisher para verificar associação entre as variáveis. A maioria dos adultos não atingiu os critérios mínimos para a saúde. Adultos com excesso de peso (IMC) apresentaram maiores valores de percentual de gordura corporal e menores níveis de força/resistência muscular do que os eutróficos. Os indícios da associação entre excesso de peso com altos níveis de percentual de gordura e baixos níveis de força/resistência muscular alerta para a necessidade de programas específicos para população com DI.

Keywords : Deficiência intelectual; Obesidade; Índice de massa corporal; Adulto; Saúde da pessoacom deficiência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )