SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Analysis of game-related statistics which discriminate between winning and losing in Brazilian professional basketballThe social representation of continuing education for Physical Education teachers of the State of the Espirito Santo author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SALVINI, Leila; SOUZA, Juliano de  and  MARCHI JUNIOR, Wanderley. Entre fachadas, bastidores e estigmas: uma análise sociológica do futebol feminino a partir da teoria da ação social de Erving Goffman. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.559-569. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400559.

No presente artigo temos por objetivo problematizar sociologicamente a participação feminina no universo futebolístico brasileiro, de modo a avançarmos no entendimento de como se constroem e se reconstroem algumas representações e estigmas do corpo feminino no contexto dessa prática esportiva. Para levarmos a efeito esse objetivo, nos respaldamos em uma série de elementos empíricos e teóricos que foram trabalhados de forma dialógica e relacional no decorrer do estudo. Do ponto de vista empírico, nos valemos de um conjunto de dados e informações coletadas por meio de entrevistas, observações de campo e pesquisa com imagens. Já do ponto de vista teórico, fizemos uso da teoria da ação social de Erving Goffman, tomando de empréstimo conceitos e noções fundamentais para a análise aqui proposta. A partir dessa articulação empírico-teórica, concluímos que o processo de construção corporal no contexto do futebol feminino brasileiro ocorre nos bastidores, enquanto a reconstrução corporal acontece de modo representativo na região de fachada.

Keywords : Representações; Estigmas; Sociologia do esporte; Brasil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )