SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4Between facades, backstage and stigmas: a sociological about female soccer from the theory of social action by Erving GoffmanAnalysis of sport organization and structure of swimming in São Paulo State author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

LOUREIRO, Walk; CAPARROZ, Francisco Eduardo  and  BRACHT, Valter. A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.571-581. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400571.

A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.

Keywords : Representações sociais; Núcleo central; Abordagem estrutural; Senso comum.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )