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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión impresa ISSN 1807-5509versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

LOUREIRO, Walk; CAPARROZ, Francisco Eduardo  y  BRACHT, Valter. A representação social de formação continuada de professores de Educação Física da rede estadual do Espírito Santo. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.571-581. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400571.

A principal intenção deste texto é apresentar os resultados iniciais de uma investigação que buscou compreender a representação social dos professores de Educação Física da Rede Estadual do Espírito Santo em relação a sua formação continuada. Para tanto escolhe a grande teoria das Representações Sociais, especialmente devido à importância que ela atribui ao senso comum, que é uma das noções centrais para o conceito de representação social. Optando pela Abordagem Estrutural, que corresponde a uma das três correntes que compõem aquela teoria, levanta hipóteses sobre a representação social de formação continuada, tratando de sua organização interna e da dimensão cognitiva da mesma. Aponta para a ocorrência de um fenômeno atual que tem deslocado o núcleo central da representação social de formação continuada da aprendizagem para a qualificação tornando a busca por qualificação na formação continuada um atributo individual, de responsabilidade única e exclusiva do professor.

Palabras clave : Representações sociais; Núcleo central; Abordagem estrutural; Senso comum.

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