SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 número4Análise da estrutura e organização esportiva da natação no Estado de São PauloTeste de conhecimento tático processual 3x3 com os pés: alternativa para a orientação esportiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

NAZARETH, Eduardo Fernandes. A energia e a experiência esportiva. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.601-620. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400601.

Esse artigo é parte de um esforço de compreensão do que caracteriza a condição de jogador na prática de esportes coletivos com bola como o futebol, o basquetebol, o voleibol, entre outros. A partir de uma perspectiva fenomenológica, buscou-se compreender em especial um aspecto constitutivo fundamental à experiência de jogar - a energia. Como ela é mobilizada, concentrada e continuamente exteriorizada em ações que se ordenam pela forma da atividade esportiva, determinando a vivência de uma experiência prática singular? Essa é nossa questão central, a ser respondida a partir do método da redução fenomenológica, com a qual visamos compreender justamente como a energia desempenha um papel constitutivo fundamental a essa experiência prática, intersubjetiva, total, integrada, fluente e arrebatadora, que envolve o outro, os objetos, o espaço e o tempo.

Palavras-chave : Fenomenologia; Microssociologia; Jogo; Esporte coletivo; Energia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )