SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.29 issue4How do gender and education interact in physical inactivity patterns in different domains among adults?Legacies of sport mega-events: considerations from a critical perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

REIS, Cleiton Pereira et al. A formação de atletas de basquetebol: quantificação do tempo de prática e do número de jogos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2015, vol.29, n.4, pp.663-673. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092015000400663.

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de formação de atletas da categoria de base do basquetebol considerando o tempo de prática de treinamento e o número de jogos de atletas profissionais e atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Para isso foi aplicado o Questionário sobre Tempo de Prática para Atletas de Basquetebol aos atletas e entrevistas semiestruturadas aos treinadores. Para a análise dos dados quantitativos foram aplicados os testes Shapiro-Wilk e Mann-Whitney, para um nível de significância de 5%. Para as entrevistas, uma análise do conteúdo foi utilizada para o tratamento dos dados. Em relação à experiência competitiva, foram encontradas diferenças significativas (p = 0,003) que apontam um maior número de jogos disputados pelos atletas profissionais durante a sua formação na categoria de base na comparação com os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais. Conclui-se que, apesar do tempo de prática de treinamento ter sido semelhante durante o processo de formação nas categorias de base, os atletas profissionais disputaram um maior número de jogos que os atletas da categoria sub-19 anos de Minas Gerais.

Keywords : Atletas; Educação física e Treinamento; Esportes; Pesquisa qualitativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )