SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Ginástica artística masculina: é sistemático o uso das superfícies elásticas no processo de treinamento?O crucifixo nas argolas executado por um campeão olímpico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

NEVES, Clara Mockdece; MEIRELES, Juliana Fernandes Filgueiras; CARVALHO, Pedro Henrique Berbert de  e  FERREIRA, Maria Elisa Caputo. Insatisfação corporal e fatores sociodemográficos, antropométricos e maturacionais de atletas de ginástica artística. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.61-70. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100061.

Este estudo buscou avaliar a insatisfação corporal geral e em áreas corporais específicas em adolescentes que praticam ginástica artística nos níveis de base e de alto rendimento, bem como analisar a influência de fatores sociodemográficos, antropométricos e maturacionais sobre a insatisfação corporal. A pesquisa é caracterizada como transversal, quantitativa, descritiva e correlacional. A amostra foi constituída por 285 adolescentes de ambos os sexos praticantes de ginástica artística. Eles foram divididos em dois grupos: 245 atletas da categoria de base e 40 atletas de alto rendimento. Os jovens tinham idade entre 10 e 18 anos (média de 12,86 ± 1,80) e residiam na cidade de Três Rios-RJ. Os instrumentos utilizados para avaliação foram: Body Shape Questionnaire, Escala por Áreas Corporais, Critério de Classificação Econômica Brasil e questionário sociodemográfico. Foram coletados dados antropométricos e de maturação somática. Os resultados mostraram que 24,9% dos atletas de base e 15% dos atletas de alto rendimento apresentavam insatisfação corporal geral. Para as áreas corporais específicas, os atletas de base foram significativamente mais insatisfeitos com a área corporal “peso” do que os atletas de alto rendimento. Variáveis sociodemográficas e econômicas não exerceram influência sobre a insatisfação corporal geral. Em atletas de base, apenas o percentual de gordura e a maturação somática foram preditores para a insatisfação corporal geral e específica, respectivamente. Conclui-se que os atletas de base apresentaram maior insatisfação com seu corpo e peso corporal do que os atletas de alto rendimento.

Palavras-chave : Body image; Gymnastics; Adolescents; Anthropometry.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )