SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue1Proposal of analytical records for choreographic compositions in gymnastics for allBibliometrics parameters in scientific-academic production about gymnastic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

CARBINATTO, Michele Viviene  and  NUNOMURA, Myrian. Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.171-181. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100171.

Os processos de avaliação tradicionais pautavam-se nos paradigmas educativos de linearidade e encadeamento, cujo objetivo era classificar e selecionar os indivíduos. Com o avanço do discurso das Ciências Humanas e Sociais, a avaliação ganhou um caráter reflexivo e analítico, e passou a se constituir em um sistema de apoio e orientação para as aprendizagens individuais e coletivas, e sem perder de vista a formação pessoal dos alunos. Apoiado na pesquisa qualitativa, o presente estudo identificou e discutiu as avaliações utilizadas por 14 docentes universitários do Estado de São Paulo que ministram as disciplinas de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados evidenciaram diferentes formatos de avaliação, quais sejam: teórica; debates; prática/vivência pesquisa; autoavaliação e avaliação entre pares . Nenhum dos docentes esclareceram claramente os critérios de avaliação, ficando a mesma, sobretudo, subjetiva, quatro docente apontaram indícios de utilização dos instrumentos avaliativos na concepção formativa e apenas um docente orienta sua prática durante o processo de ensino-aprendizagem, após analisar o que foi detectado nas avaliações.

Keywords : Avaliação; Docência; Atividade física; Avaliação educacional.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )