SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Proposta de fichas analíticas de composições coreográficas na ginástica para todosA produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión impresa ISSN 1807-5509versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

CARBINATTO, Michele Viviene  y  NUNOMURA, Myrian. Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.171-181. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100171.

Os processos de avaliação tradicionais pautavam-se nos paradigmas educativos de linearidade e encadeamento, cujo objetivo era classificar e selecionar os indivíduos. Com o avanço do discurso das Ciências Humanas e Sociais, a avaliação ganhou um caráter reflexivo e analítico, e passou a se constituir em um sistema de apoio e orientação para as aprendizagens individuais e coletivas, e sem perder de vista a formação pessoal dos alunos. Apoiado na pesquisa qualitativa, o presente estudo identificou e discutiu as avaliações utilizadas por 14 docentes universitários do Estado de São Paulo que ministram as disciplinas de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados evidenciaram diferentes formatos de avaliação, quais sejam: teórica; debates; prática/vivência pesquisa; autoavaliação e avaliação entre pares . Nenhum dos docentes esclareceram claramente os critérios de avaliação, ficando a mesma, sobretudo, subjetiva, quatro docente apontaram indícios de utilização dos instrumentos avaliativos na concepção formativa e apenas um docente orienta sua prática durante o processo de ensino-aprendizagem, após analisar o que foi detectado nas avaliações.

Palabras clave : Avaliação; Docência; Atividade física; Avaliação educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )