SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número1Proposta de fichas analíticas de composições coreográficas na ginástica para todosA produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CARBINATTO, Michele Viviene  e  NUNOMURA, Myrian. Ginástica no ensino superior: reflexões sobre avaliação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.1, pp.171-181. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100171.

Os processos de avaliação tradicionais pautavam-se nos paradigmas educativos de linearidade e encadeamento, cujo objetivo era classificar e selecionar os indivíduos. Com o avanço do discurso das Ciências Humanas e Sociais, a avaliação ganhou um caráter reflexivo e analítico, e passou a se constituir em um sistema de apoio e orientação para as aprendizagens individuais e coletivas, e sem perder de vista a formação pessoal dos alunos. Apoiado na pesquisa qualitativa, o presente estudo identificou e discutiu as avaliações utilizadas por 14 docentes universitários do Estado de São Paulo que ministram as disciplinas de ginástica nos cursos de licenciatura em Educação Física. Os resultados evidenciaram diferentes formatos de avaliação, quais sejam: teórica; debates; prática/vivência pesquisa; autoavaliação e avaliação entre pares . Nenhum dos docentes esclareceram claramente os critérios de avaliação, ficando a mesma, sobretudo, subjetiva, quatro docente apontaram indícios de utilização dos instrumentos avaliativos na concepção formativa e apenas um docente orienta sua prática durante o processo de ensino-aprendizagem, após analisar o que foi detectado nas avaliações.

Palavras-chave : Avaliação; Docência; Atividade física; Avaliação educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )