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Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

ANTUNES, Lívia Azeredo Alves et al. Trauma dental e protetor bucal: conhecimento e atitudes em estudantes de graduação em Educação Física. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.287-294. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200287.

Este estudo objetivou avaliar o conhecimento e as atitudes de estudantes de Educação Física de Universidades públicas do Estado do Rio de Janeiro, Brasil, em relação ao traumatismo dentário e uso de protetor bucal. Foram entrevistados 373 graduandos de três universidades públicas do Rio de Janeiro, através de questionário semiestruturado e padronizado. Os dados foram tabulados e analisados (SPSS 16.0), sendo obtida a frequência (%) e a relação dos mesmos (Teste qui-quadrado, p < 0,05). Apenas 3,21% dos entrevistados haviam recebido informação sobre traumatismo dentário e utilização do protetor bucal durante a graduação. Com relação à atitude dos graduandos, responderam corretamente apenas 19,83% a conduta frente a uma avulsão; 54,69% ao manuseio do dente avulsionado e 7,77% ao transporte do dente avulsionado. Ao se comparar essas atitudes em razão do período de graduação (< 5º período ou ≥ 5º período), informações prévias de trauma e experiências prévias de trauma, não se observou diferença significativa (p > 0,05). Tratando de prevenção, 89,81% conheciam o protetor bucal, embora apenas 17,96% o utilizavam durante atividades esportivas. Conclui-se que os alunos não recebem tais informações durante a graduação, mesmo possuindo em sua grade curricular a disciplina de primeiros socorros. Cabe aos cirurgiões dentistas desenvolver ações para que este conhecimento supra as necessidades dos futuros profissionais de educação física.

Palavras-chave : Avulsão dentária; Injúria traumática; Educação física; Treinamento; Esportes; Injúria dentária.

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