SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2“Guerreiras de chuteiras” na luta pelo reconhecimento: relatos acerca do preconceito no futebol feminino brasileiroA representação da Educação Física no quadro MEDIDA CERTA/90 DIAS PARA REPROGRAMAR O CORPO exibido pela tv Globo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

CAPRARO, André Mendes; SANTOS, Natasha; CAVICHIOLLI, Fernando Renato  e  MEZZADRI, Fernando Marinho. A crônica esportiva de José Lins do Rego: política, paixão e relações de força. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.323-333. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200323.

Além do envolvimento com o futebol, outra característica típica da crônica de José Lins do Rego foi o diálogo (ou debates) com o círculo intelectual no qual estava inserido. As influências de Gilberto Freyre e Mário Filho foram as mais sensíveis, mas não foram poucos os seus interlocutores. Desta forma, perspectiva-se compreender o posicionamento de José Lins do Rego em suas crônicas esportivas, sem perder de vista esta interdependência estabelecida pela intelectualidade brasileira. Em caráter conclusivo, constatou-se que as crônicas de José Lins, permeadas pela racionalidade e pela paixão, exerceram funções múltiplas em se tratando do convívio com a intelectualidade brasileira.

Palavras-chave : José Lins do Rego; Literatura brasileira; Futebol; Identidade nacional.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )