SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2Limites e potencialidades da educação dos trabalhadores de saúde da família para promoção da atividade física: uma pesquisa participativaEstilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

MACHADO, Guilherme Figueiredo  e  TEOLDO, Israel. A eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11?. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.437-445. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200437.

O objetivo do estudo é verificar se a eficiência do comportamento tático e os quartis de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11. A amostra foi composta por 102 jogadores de futebol da categoria sub-11, participantes de campeonatos regionais. O instrumento utilizado para avaliar a performance tática foi o FUT-SAT. Utilizou-se o teste de Regressão Logística Multinomial para verificar associação entre as variáveis, a partir da divisão da eficiência do comportamento e da performance tática em tercis (p ≤ 0,05). Verificou-se associações positivas entre a eficiência do comportamento tático e os índices de performance tática para o princípio de unidade defensiva. Encontrou-se associações positivas entre data de nascimento e o índice de performance tática em jogadores nascidos no último quartil do ano. Conclui-se que a performance tática sofreu influência da data de nascimento e da eficiência do comportamento tático.

Palavras-chave : Futebol; Tática; Efeito da idade relativa.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )