SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número2A eficiência do comportamento tático e a data de nascimento influenciam a performance tática de jogadores de futebol da categoria sub-11?Transições no processo de desenvolvimento de atletas do basquetebol feminino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

COSTA, Luciane Cristina Arantes da et al. Estilo motivacional e comportamento assertivo de professores de Educação Física ao longo da carreira. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.2, pp.457-465. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000200457.

O objetivo deste estudo foi investigar o estilo motivacional e o comportamento (assertivo, inassertivo e agressivo) de professores de Educação Física de uma cidade do noroeste do Paraná, ao longo da carreira docente (n = 49). Como instrumentos de pesquisa foram utilizados o questionário Problemas na Escola, o Inventário de Assertividade e os dados demográficos. Os dados foram analisados a partir da estatística inferencial: Shapiro-Wilk, Alpha de Cronbach, Anova de Medidas Repetidas e Correlação de Spearman (p ≤ 0,05). O estilo motivacional com mediana superior foi o estilo altamente promotor de autonomia (Md = 5,88) e o com mediana inferior foi o estilo altamente controlador (Md = 2,88), com diferenças estatisticamente significativas. Os resultados demonstraram correlações positivas entre as variáveis: inassertividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,63); agressividade e estilo altamente controlador (ρ = 0,69); e a inassertividade e agressividade (ρ = 0,82) dos professores que atuam com carga horária de até 20 horas semanais. Conclui-se que os professores de Educação Física apresentaram um estilo motivacional mais promotor de autonomia e que ocorreu relação entre o estilo motivacional e o comportamento assertivo, inassertivo e agressivo dos professores, considerando o tempo de experiência e a carga horária semanal inferior.

Palavras-chave : Docente; Comportamento assertivo; Motivação; Psicologia educacional.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )