SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3O mito do herói: uma análise a partir do discurso da Folha de S. Paulo acerca do caso Ronaldo na Copa do Brasil de 2009Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SILVA FILHO, Florio Joaquim et al. Talentos esportivos no judô e na natação. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.3, pp.627-636. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300627.

Este artigo teve por objetivo verificar a existência de um sistema de desenvolvimento de judocas e nadadores brasileiros talentosos, assim como descrever como ocorre o mesmo na prática, segundo a opinião dos técnicos dessas modalidades. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, por meio da realização de entrevistas com 18 técnicos de alto rendimento, sendo 11 de natação e sete de judô. Os técnicos participantes responderam a 10 perguntas semiestruturadas, relacionadas com o desenvolvimento de talento esportivo no Brasil. Os resultados foram analisados por meio do método do “Discurso do Sujeito Coletivo” DSC. Segundo 77% dos técnicos, não existe uma diretriz nacional para o desenvolvimento de talentos para as duas modalidades estudadas, e 66% dos entrevistados afirmaram que o desenvolvimento dos atletas ocorre por meio de cada entidade esportiva. De acordo com a opinião dos técnicos, conclui-se que as entidades nacionais de administração do esporte não elaboram diretrizes nacionais para o judô e a natação no Brasil, sendo as entidades de prática esportiva - tais como Clubes, Associações e Entidades Municipais de Prática Esportiva - as responsáveis pelo desenvolvimento dos atletas em ambas as modalidades.

Palavras-chave : Atletas; Clubes; Alto rendimento; Identificação de talento.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )