SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 issue3Sports talents in judo and swimmingThe public interest of sports at non-profit sports organizations that are supported by the government author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

Print version ISSN 1807-5509On-line version ISSN 1981-4690

Abstract

SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira  and  FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.3, pp.647-659. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647.

Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas.

Keywords : Formação continuada; Entrelugares formativos; Educação Física.

        · abstract in Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )