SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número3Talentos esportivos no judô e na nataçãoO interesse público do desporto das organizações desportivas sem fins lucrativos que são apoiadas pela administração pública índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

SANTOS, Wagner dos; OLIVEIRA, Aline Vieira  e  FERREIRA NETO, Amarílio. Formação continuada em Educação Física na educação básica: da experiência com o instituído aos entrelugares formativos. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.3, pp.647-659. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000300647.

Este estudo objetiva analisar e dar visibilidade aos lugares/espaços identificados pelos professores de Educação Física da Superintendência de Carapina, na Rede Estadual de Ensino do Espírito Santo, como significativos para sua formação. Usa como referencial teórico-metodológico a pesquisa narrativa, utilizando como fontes as narrativas (auto)biográficas de seis professores, em uma prática compartilhada de pesquisa no diálogo com docentes. A análise do estudo sinaliza movimentos diversificados, ora singulares, ora coletivos, de espaços formativos praticados. Esta análise amplia o entendimento de formação continuada para além de momentos instituídos, compreendendo tanto os entrelugares de formação, como os espaços autoformativos indicados pelos professores como significativos à sua formação. Aponta a necessidade de pensar mudanças em políticas de formação focada na valorização de ações investigativo-formativas que tenham como ponto de partida e chegada as práticas pedagógicas.

Palavras-chave : Formação continuada; Entrelugares formativos; Educação Física.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )