SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4Promoção da atividade física e da alimentação saudável e a saúde da família em municípios com academia da saúdeO orçamento do esporte: aspectos da atuação estatal de FHC a Dilma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versão impressa ISSN 1807-5509versão On-line ISSN 1981-4690

Resumo

GUTIERREZ, Gustavo Luis; ALMEIDA, Marco Antonio Bettine de  e  MARQUES, Renato Francisco Rodrigues. Apropriação das ciências humanas pela Educação Física: análise dos processos de classificação no Brasil entre os anos de 2007 e 2012. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.4, pp.937-949. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000400937.

Este trabalho problematiza a posição ocupada pelas ciências humanas dentro do campo da Educação Física e questiona como se dão as relações entre o conhecimento próprio das humanidades, socialmente estabelecido e exposto em seus veículos de divulgação, e as interfaces com os objetos de pesquisa desta área em específico. O objetivo foi propor uma reflexão sobre o desenvolvimento científico, tendo como referencia concreta a interação entre a produção geral do campo da pesquisa em Educação Física e sua interação com objetos e metodologias originais do campo das ciências humanas. Para tal, é apresentada uma análise da relação entre o campo de pesquisa em Educação Física e sua apropriação de temas e métodos originais das ciências humanas. Foram organizados e categorizados artigos publicados por três importantes periódicos da área de Educação Física no Brasil, entre os anos de 2007 e 2012, de modo a subsidiar a discussão sobre a abrangência e utilização de referenciais das ciências humanas nesta área de conhecimento. Como conclusão, aponta-se que a compreensão da apropriação de temas e referenciais das ciências humanas pela Educação Física depende da observação de aspectos internos à própria área e suas disputas, como também de características específicas das ciências humanas e, por fim, da sociedade mais ampla que rodeia e interfere em todo o processo.

Palavras-chave : Pesquisa; Educação Física; Ciências Humanas; Política de publicação.

        · resumo em Português     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )