SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.30 número4A influência do desempenho motor no “status” social percebido por criançasUma perspectiva sobre a investigação dos efeitos dos contraceptivos hormonais sobre os fatores determinantes do desempenho de mulheres atletas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Física e Esporte

versión impresa ISSN 1807-5509versión On-line ISSN 1981-4690

Resumen

LAVOURA, Tiago Nicola. Educação escolar e cultura corporal em áreas de reforma agrária: a emancipação humana em análise. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte [online]. 2016, vol.30, n.4, pp.1079-1086. ISSN 1981-4690.  https://doi.org/10.1590/1807-55092016000401079.

O presente artigo teve o objetivo de apreender os fundamentos pedagógicos do ensino da cultura corporal na educação escolar do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST. A luz do materialismo histórico-dialético, os dados empíricos da pesquisa apontam a pedagogia dos projetos fundamentando o trabalho educativo do MST no assentamento investigado. Ao entendermos que o MST deve ter acesso ao conhecimento na sua forma mais desenvolvida, na medida em que o mesmo se torna parte constitutiva do instrumental de luta do Movimento e da classe trabalhadora, defende-se a necessidade de seu trabalho educativo estar fundamentado na pedagogia histórico-crítica, como forma de se possibilitar a formação plena de conteúdos em cada indivíduo singular.

Palabras clave : Educação escolar; Cultura corporal; Pedagogia histórico-crítica; Emancipação humana.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )