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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MASCIA, Adriana Rainha et al. Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.40-48. ISSN 1981-5271.

Estudo transversal com duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano de graduação em Medicina. Foi aplicado um questionário com questões abertas e a escala “Instrumento de avaliação de atitudes de estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica” (Colares, 2002). A escala contém 52 questões referentes à: 1. Aspectos psicológicos e emocionais nas doenças orgânicas ementais; 2.Manejo de situações relacionadas à morte; 3.Atenção primária à saúde; 4.Aspectos relacionados à doença mental; 5. Contribuição do médico ao avanço científico da medicina; 6. Outros aspectos relacionados à atuação médica e às políticas de saúde. As atitudes são categorizadas em positivas, negativas e conflitantes. Observou-se que os estudantes apresentaram atitudes positivas frente a pelo menos três dos seis aspectos abordados; os alunos do segundo ano e do sexto ano apresentaram diferença estatisticamente significativa (chi2 = 6,901, g.l. = 1, p < 0,05) nas atitudes relacionadas ao fator 2 (manejo de situações relacionadas à morte).

Palabras clave : Atitude; Atitude Frente a Morte; Educação Médica; Estudante de Medicina; Saúde Mental.

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