SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Tabagismo no currículo da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São PauloO ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MASCIA, Adriana Rainha et al. Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anos. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.40-48. ISSN 1981-5271.

Estudo transversal com duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano de graduação em Medicina. Foi aplicado um questionário com questões abertas e a escala “Instrumento de avaliação de atitudes de estudantes de medicina frente a aspectos relevantes da prática médica” (Colares, 2002). A escala contém 52 questões referentes à: 1. Aspectos psicológicos e emocionais nas doenças orgânicas ementais; 2.Manejo de situações relacionadas à morte; 3.Atenção primária à saúde; 4.Aspectos relacionados à doença mental; 5. Contribuição do médico ao avanço científico da medicina; 6. Outros aspectos relacionados à atuação médica e às políticas de saúde. As atitudes são categorizadas em positivas, negativas e conflitantes. Observou-se que os estudantes apresentaram atitudes positivas frente a pelo menos três dos seis aspectos abordados; os alunos do segundo ano e do sexto ano apresentaram diferença estatisticamente significativa (chi2 = 6,901, g.l. = 1, p < 0,05) nas atitudes relacionadas ao fator 2 (manejo de situações relacionadas à morte).

Palavras-chave : Atitude; Atitude Frente a Morte; Educação Médica; Estudante de Medicina; Saúde Mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )