SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Atitudes frente a aspectos relevantes da prática médica: estudo transversal randomizado com alunos de segundo e sexto anosSituações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de medicina: uma visão docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ATHANAZIO, Daniel Abensur; NEVES, Flávia Branco Cerqueira Serra; BOAVENTURA, Camila Silva  e  ATHANAZIO, Paulo Roberto Fontes. O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacional. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.49-54. ISSN 1981-5271.

Introdução: O ensino da Patologia tem papel fundamental na formação médica, por ser o principal elo entre as ciências básicas e a prática clínica, assim como referência para a pesquisa científica. A Patologia insere-se no grupo de disciplinas que passam por um processo de mudanças curriculares e incorporação de novas tecnologias, sendo tal processo iniciado há duas décadas nos EUA, Austrália e Europa. Objetivo: Discutir as vantagens e desvantagens das mudanças que atingem o ensino da Patologia no País, a partir da experiência internacional. Resultados: Na presente revisão, discutimos preocupações atuais, que incluem a marginalização da Patologia no currículo médico, a falta de contato dos estudantes com a Anatomia Patológica e as possíveis lacunas na formação do futuro médico. Considerações finais: A ausência de contato com a Anatomia Patológica no curso médico, ou sua participação meramente ilustrativa, cria os problemas adicionais de pouco incentivo à escolha desta especialidade médica e gera a dificuldade dos novos médicos em lidar com solicitações e interpretações de laudos anatomopatológicos.

Palavras-chave : Patologia; Estudantes de Medicina; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )