SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01O ensino de Patologia nas escolas médicas está em crise? Uma revisão sobre a experiência internacionalO conhecimento sobre a violência de gênero entre estudantes de Medicina e médicos residentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SERODIO, Aluisio Marçal de Barros  e  ALMEIDA, José Antônio Maia de. Situações de conflitos éticos relevantes para a discussão com estudantes de medicina: uma visão docente. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.55-62. ISSN 1981-5271.

A formação ética e humanística dos estudantes de Medicina vem sendo bastante valorizada e questionada na atualidade. A discussão dos conflitos éticos que surgem durante o exercício da medicina é uma das estratégias de maior impacto para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Com o objetivo de conhecer e analisar as situações de conflito consideradas mais relevantes para a discussão com os futuros médicos, pedimos a profissionais que exercem atividades de ensino com estudantes de Medicina na Unifesp-EPM que mencionassem até três situações importantes para discussão. Participaram da pesquisa 237 sujeitos. As respostas, registradas por itens e categorizadas por temas, foram comparadas aos assuntos abordados em cursos formais de ética das escolas médicas brasileiras e analisadas à luz da literatura especializada. Os temas que emergiram desta pesquisa podem ser explorados por diferentes estratégias de ensino-aprendizagem. Cabe às escolas médicas estimular as diversas disciplinas a abrir espaços formais para as discussões e investir na conscientização e no preparo docente para esta tarefa.

Palavras-chave : Educação Médica; Educação de Graduação em Medicina; Docente; Ética; Ética Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )