SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Genograma: informações sobre família na (in)formação médicaSistema de exercício online para apoio a aprendizagem de Medicina Legal na Universidade de Brasília índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ARAGAO, Julio Cesar Soares; SILVEIRA, Camila Oliveira da; HUNGRIA, Milena de Mattos  e  OLIVEIRA, Mirella Pereira de. O uso da técnica de role-playing como sensibilização dos alunos de Medicina para o exame ginecológico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.80-83. ISSN 1981-5271.

Exames ginecológicos são especialmente sensíveis tanto para os estudantes inexperientes quanto para a mulher que está sendo examinada. O uso do role-playing ou troca de papéis tem sido cada vez mais reconhecido como forma de aprendizagem das habilidades de comunicação e tem se tornado particularmente importante. Como intuito de analisar o impacto da troca de papéis nos acadêmicos de Medicina admitidos no módulo de Ginecologia e Obstetrícia do internato, foram realizadas simulações de exame ginecológico durante o ambulatório de ginecologia, com o consentimento dos alunos. A dinâmica foi incorporada e interpretada pelos participantes de modo pleno, demonstrando que as soluções para as questões abordadas podem ser encontradas no íntimo de cada aluno que passa por uma situação de inversão de papéis com sua paciente. Se for possível trazer a experiência do role-playing ou troca de papéis para o ensino médico e para a vida profissional, certamente nos colocaremos no lugar de cada paciente na hora do exame, o que fará da dinâmica realizada um instrumento para a humanização no ensino da ginecologia.

Palavras-chave : Desempenho de Papéis; Estudantes de Medicina; Ginecologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )