SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número01Inovação curricular nos cursos de graduação em Medicina: o ensino da bioética como uma possibilidadeConceito global: um método de avaliação de competência clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

SOUSA, Marcos Rogério Capello. Esquistossomose no Brasil: ensinar versus educar. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.144-147. ISSN 1981-5271.

Trata-se de um ensaio sobre a diferença entre ensinar e educar na área da saúde. A partir de alguns casos de esquistossomose em adolescentes de Campinas, assistidos pelo autor no próprio serviço em que desempenha tarefas de docente e assistente na área de Pediatria, discute-se o modo como esta doença vem sendo abordada nos últimos 50 anos, sempre numa perspectiva educacional, isto é, mais complexa e ampla. A partir deste debate, podem-se encaminhar reflexões e críticas sobre o modelo de ensino-assistência na área da saúde no Brasil nas últimas décadas, apesar das novas diretrizes curriculares. Questionam-se as diferenças entre a esquistossomose no Brasil na década de 1960 e no início do século 21, considerando, em cada período, a população, a migração, as condições de vida da população, as terapêuticas, etc. Também se interroga sobre qual tem sido o papel da educação multidisciplinar na mudança deste quadro. Apontam-se algumas direções, para discussão e reflexão, sobre estratégias de ensino na área da saúde.

Palavras-chave : Educação; Saúde; Esquistossomose; Sociedade; Currículo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )