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Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

DOMINGUES, Rosângela Curvo Leite; AMARAL, Eliana  e  BICUDO-ZEFERINO, Angélica Maria. Conceito global: um método de avaliação de competência clínica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.01, pp.148-151. ISSN 1981-5271.

Muito se tem feito para desenvolver métodos que avaliem de forma confiável a proficiência em habilidade clínica dos alunos de graduação médica. Há fortes evidências de que a avaliação global pode ser uma alternativa viável e confiável na avaliação de estudantes de graduação no ambiente clínico. Rotineiramente, a competência clínica tem sido avaliada pelos docentes por meio de um conceito subjetivo. Essa nota, dada por um especialista, não é objetiva e está sujeita a vieses. O uso de um instrumento bem delineado, com diversos itens pontuados numa escala, oferece a vantagem de especificar o que deve ser avaliado, auxiliando os avaliadores a distinguir os diferentes níveis do desempenho. Usando este método, os docentes podem expressar sua percepção global dos alunos, de forma mais objetiva, em relação a duas esferas distintas da competência: técnica (contendo itens como história clínica, exame físico, conhecimento médico, julgamento clínico, solução de problemas e hábitos no trabalho) e humanista (incluindo comunicação com pacientes e familiares, respeito, habilidades reflexivas, sensibilidade ao contexto e trabalho em equipe).

Palavras-chave : Avaliação Educacional; Estágio Clínico; Competência Clinica; Estudantes de Medicina.

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