SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Avaliação de competência clínica em estudantes de medicina pelo Miniexercício Clínico Avaliativo (Miniex)Ensino de imunologia na educação médica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

DURAN GONZALEZ, Alberto; ALMEIDA, Marcio José de  y  MENDONCA, Fernanda de Freitas. Percepções de participantes quanto ao curso de ativação de processos de mudança na formação superior de profissionais de saúde. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.176-185. ISSN 1981-5271.

Analisa-se a percepção de participantes do curso de especialização em ativação de processos de mudança na formação superior dos profissionais de saúde quanto à participação no curso. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado com egressos do curso residentes no Paraná. A coleta de dados ocorreu de fevereiro a abril de 2007. Trabalhou-se com dados secundários, trabalhos de conclusão de curso (TCC) e dados primários, entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de TCC que se caracterizassem como planos de ação. Como se tratava de planos de ação 21 TCC, suas autoras foram entrevistadas. Todos os participantes entrevistados eram do sexo feminino. O curso ajudou a identificar o desconforto vivenciado na realidade das participantes, forneceu ferramentas para a mudança e propiciou a experiência de utilização das mesmas. Entretanto, o curso de ativadores não conseguiu, após seu encerramento, manter a articulação desses novos atores do movimento pró-mudança.

Palabras clave : Educação em Saúde; Recursos humanos em Saúde; Política de Saúde; Educação permanente em Saúde.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )