SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Ensino de imunologia na educação médicaInteresse dos estudantes pela medicina de família: estado da questão e agenda de pesquisa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

LOUREIRO, Elizabete Maria Ferraz; MCINTYRE, Teresa Mendonça; MOTA-CARDOSO, Rui  e  FERREIRA, Maria Amélia. Inventário de Fontes de Estresse Acadêmico no Curso de Medicina (IFSAM). Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.191-197. ISSN 1981-5271.

O Inventário de Fontes de Estresse Acadêmico no Curso de Medicina (IFSAM) foi desenvolvido para caracterizar as principais fontes de estresse acadêmico dos estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e a intensidade com que são experienciadas. O inventário (31 itens) foi construído por meio de entrevistas semiestruturadas a estudantes (n = 80) dos seis anos da licenciatura. Suas propriedades psicométricas foram testadas num estudo com 251 estudantes dos seis anos do curso (160 do sexo feminino e 91 do sexo masculino). A validade de constructo foi avaliada mediante análise fatorial que resultou numa solução de cinco fatores (“exigências do curso”, “exigências humanas”, “estilos de vida”, “competição” e “adaptação”) com 54,8% da variância explicada e boa representatividade do constructo. O IFSAM total evidencia ainda uma boa fidelidade, com um coeficiente de consistência interna de.88. Os resultados revelam que o IFSAM apresenta boas características psicométricas na amostra, podendo constituir um instrumento útil na avaliação das fontes e intensidade de estresse acadêmico do curso de Medicina noutras instituições.

Palavras-chave : Estresse; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Esgotamento Profissional; Psicometria.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )