SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número02Residência de medicina de família e comunidade: uma estratégia de qualificaçãoAtitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MENDONCA, Ana Cristina; VILLAR, Heloísa Cerqueira C. E.  e  TSUJI, Selma Rumiko. O conhecimento dos estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) sobre responsabilidade profissional e segredo médico. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.221-229. ISSN 1981-5271.

Introdução: O CFM instituiu o Código de Ética Médica (CEM), cuja violação implica sanções, impondo aos profissionais a ele submetidos seu conhecimento e aplicação, por meio de conduta permeada pelos prima facie ducties. Conhecer o assunto torna-se condição básica para sua observação. Daí a importância deste ensino desde os primeiros anos do curso médico, fornecendo ao estudante capacidade de análise ética na prática profissional futura. Objetivos: Avaliar o grau de conhecimento sobre as disposições do CEM relativas a “responsabilidade profissional” e “segredo médico” entre estudantes de Medicina da Famema e verificar se há evolução desse conhecimento durante a graduação. Método: Estudo realizado em dez meses, com 479 estudantes do primeiro ao sexto ano, regularmente matriculados. Aplicado questionário anônimo, com duas partes: uma com dados sociodemográficos e outra composta por 11 cenários clínicos, envolvendo questões eticamente conflituosas. Resultados: 395 estudantes responderam o questionário (82,46% da amostra inicial). Ao se comparar a média total de acertos entre as turmas nos cenários, encontrou-se o valor de p = 0,7148, sem significância estatística. Conclusões: Não há diferença estatisticamente significativa no grau de conhecimento sobre ética entre as séries. Sugere-se a introdução efetiva do assunto na graduação do curso médico, com metodologia de ensino adequada.

Palavras-chave : Ética Médica; Estudantes de Medicina; Educação Médica; Ensino de Graduação em Medicina; Bioética.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )