SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue02O conhecimento dos estudantes da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) sobre responsabilidade profissional e segredo médicoConstrução coletiva de experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem na formação de profissionais da saúde author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

SILVA, Fernanda Braga et al. Atitudes frente a fontes de tensão do curso médico: um estudo exploratório com alunos do segundo e do sexto ano. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.02, pp.230-239. ISSN 1981-5271.

A duas amostras randomizadas de 50 alunos do segundo e 50 do sexto ano médico foi aplicada a “Escala de atitudes frente a algumas fontes de tensão do curso médico”, que avalia quatro fatores: aspectos psicológicos e adaptação ao curso médico; escolha profissional e características do curso médico; manifestações de comportamento disfuncional; saúde pessoal e estilo de vida. Os alunos também responderam a questões abertas, que versavam sobre as experiências vivenciadas durante o curso de Medicina. Os dados oriundos da aplicação da escala revelaram que 24,1% dos estudantes pesquisados foram considerados potencialmente sujeitos a desenvolver crises adaptativas. O material obtido na análise das questões abertas permitiu a construção de dois discursos: o do aluno de segundo ano e o do aluno de sexto ano. A partir da análise dos dados quantitativos e dos qualitativos, são discutidos temas relacionados ao segundo ano (processo de ensino-aprendizagem, prática pedagógica dos docentes, avaliação da aprendizagem) e ao sexto ano (organização do trabalho assistencial, seleção para a residência médica, aspectos éticos das práticas assistenciais). Considerações sobre medidas preventivas e interventivas são apresentadas com base nos temas desenvolvidos na discussão.

Keywords : Educação de Graduação em Medicina; Educação Médica; Psicologia Médica; Estudantes de Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )