SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Concepções de docentes em relação ao manual sobre violência intrafamiliar: Professors’ opinions concerning a manual on domestic violenceAvaliação da qualidade do sono em estudantes de medicina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

COSTA, Nilce Maria da Silva Campos. Satisfação profissional de docentes de medicina: um estudo de caso. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.339-348. ISSN 1981-5271.

RESUMO Objetivo: Investigar a satisfação com a carreira docente de professores de medicina em relação à: motivação inicial, fatores de satisfação e desejo de permanência da profissão. Metodologia: Utilizou-se metodologia qualitativa; foram aplicados questionários e entrevista semi-estruturada aos professores de uma instituição federal de ensino superior. Resultados: 42,86% iniciou-se na docência como estudantes de medicina; 80% escolheram a docência por vocação, influência familiar e influência de professores e 20% por oportunidade; 57,14% consideram-se satisfeitos coma docência e 51,42% não pretendem se aposentar. Foram considerados como fatores de satisfação: possibilidade de atualização profissional, sensação de dever cumprido, contribuição com formação médica, contacto com jovens e com ambiente universitário. Os fatores de insatisfação citados foram os pedagógicos (33,33%), econômicos (30,95%), institucionais (14,28%) e relacionais (14,28%). Conclusões: Os pesquisados manifestaram atitude positiva frente à carreira docente e não possuem desejo de abandonar a carreira, pela grande satisfação pessoal. Esses achados podem contribuir coma reflexão sobre fatores que interferem na (in)satisfação da carreira docente e contribuir para que fatores de satisfação sejam aumentados, melhorando a produtividade e o bem estar de professores de medicina.

Keywords : Ensino;; Pesquisa Qualitativa; Educação Médica; Satisfação Profissional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )