SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Avaliação da qualidade do sono em estudantes de medicinaFormação médica, ciência e atendimento ao paciente que morre: uma herança em questão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

ADLER, Maristela Schiabel  e  GALLIAN, DanteMarcelo Claramonte. Experiências e impactos do aprendizado em homeopatia: relatos de médicos egressos do curso de especialização em homeopatia da FMJExperiences and Impacts of learning homeopathy: reports by medical graduates of a specialization course in homeopathy. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.356-363. ISSN 1981-5271.

RESUMO Nas últimas décadas, a insatisfação com o cuidado médico contribuiu para a valorização de formações médicas mais abrangentes e humanizadas e para a busca das medicinas complementares e alternativas (CAM) como opções de tratamento. Desde 2003, o Curso de Pós-Graduação em Homeopatia da Faculdade de Medicina de Jundiaí (PGH-FMJ) oferece o ensino da Homeopatia para médicos, integrando-a à medicina convencional. Este estudo analisa as experiências de aprendizado em Homeopatia dos egressos das duas primeiras turmas do Curso de Especialização em Homeopatia da PGH-FMJ, totalizando 14 participantes. A metodologia compreendeu questionários de múltipla escolha, entrevistas não estruturadas e a técnica de História Oral. Os resultados revelaram que os egressos adquiriram competências para o exercício da especialidade, com ganhos nas dimensões afetivas, intelectivas e de atitude, maior satisfação profissional e pessoal, e melhora na relação médico-paciente.

Palavras-chave : Homeopatia; Terapias Cognitivas; Humanizações da Assistência Médica; Educação em Medicina; Sistema Único de Saúde; História oral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )