SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Experiências e impactos do aprendizado em homeopatia: relatos de médicos egressos do curso de especialização em homeopatia da FMJWork in small groups makes easy the biochemical teaching and learning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

FALCAO, Eliane Brígida Morais  and  MENDONCA, Sandro Bichara. Formação médica, ciência e atendimento ao paciente que morre: uma herança em questão. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.364-373. ISSN 1981-5271.

RESUMO Esta pesquisa foi realizada em instituição pública universitária com o objetivo de melhor conhecer visões, valores e atitudes dos médicos docentes em relação aos pacientes em processo de morrer. Trabalhou-se como conceito de representação social (Moscovici) e a metodologia qualitativa de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os discursos dos investigados revelaram que sofrem muito os médicos, os estudantes e os pacientes diante da morte. Articulados como predomínio da ótica da biomedicina, prevalecem o despreparo profissional e a ausência de reflexão mais abrangente sobre a morte. Os investigados parecem não perceber relações entre o que falam de si próprios e o que dizem dos estudantes. Alterações na vida institucional parecem necessárias para o enfraquecimento de uma herança não percebida e que envolve médicos, pacientes e estudantes.

Keywords : Morte; Médicos Docentes; Estudantes de Medicina; Processo de Morrer; Valores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )