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Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

FALCAO, Eliane Brígida Morais  y  MENDONCA, Sandro Bichara. Formação médica, ciência e atendimento ao paciente que morre: uma herança em questão. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.364-373. ISSN 1981-5271.

RESUMO Esta pesquisa foi realizada em instituição pública universitária com o objetivo de melhor conhecer visões, valores e atitudes dos médicos docentes em relação aos pacientes em processo de morrer. Trabalhou-se como conceito de representação social (Moscovici) e a metodologia qualitativa de análise do discurso do sujeito coletivo (DSC) proposta por Lefèvre e Lefèvre. Os discursos dos investigados revelaram que sofrem muito os médicos, os estudantes e os pacientes diante da morte. Articulados como predomínio da ótica da biomedicina, prevalecem o despreparo profissional e a ausência de reflexão mais abrangente sobre a morte. Os investigados parecem não perceber relações entre o que falam de si próprios e o que dizem dos estudantes. Alterações na vida institucional parecem necessárias para o enfraquecimento de uma herança não percebida e que envolve médicos, pacientes e estudantes.

Palabras clave : Morte; Médicos Docentes; Estudantes de Medicina; Processo de Morrer; Valores.

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