SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03A compreensão do residente médico em reumatologia no atendimento aos pacientes com fibromialgiaO médico para saúde coletiva no estado do Amazonas: lacunas na formação, lacunas na atenção índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MARTA, Gustavo Nader; MARTA, Sara Nader; ANDREA FILHO, Ayrton de  y  JOB, José Roberto Pretel Pereira. O estudante de medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrer. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.405-416. ISSN 1981-5271.

RESUMO A compreensão do papel da morte como uma condição intrínseca e inegável da vida sempre foi de grande relevância para o mundo ocidental, levando a diferentes atitudes, especialmente entre aqueles que precisam encarar a morte como parte de sua rotina profissional. Isto é particularmente aplicável aos médicos, que, muitas vezes, se acham diante da responsabilidade de tomar decisões sobre as condições de saúde e a vida de seus pacientes. Os objetivos deste estudo foram verificar o comportamento do estudante de Medicina e do médico recém-formado diante da morte e do morrer, identificar as condições e deficiências da relação médico-paciente-morrer-morte, comparar tais posturas entre os estudantes de Medicina e os médicos recém-formados, e propor atividades que possibilitem a sensibilização quanto aos processos internos com base em teoria, prática e desenvolvimento pessoal. Isso foi feito por meio da aplicação de questionários aos 100 alunos do terceiro ano e aos 120 residentes do CCMB-PUC-SP.

Palabras clave : Morte; Educação Médica; Ética; Bioética.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )