SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03O estudante de medicina e o médico recém-formado frente à morte e ao morrerProdução científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência Fapemig índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

MORETTI-PIRES, Rodrigo Otávio. O médico para saúde coletiva no estado do Amazonas: lacunas na formação, lacunas na atenção. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.417-425. ISSN 1981-5271.

RESUMO A formação médica para Saúde Pública é tema que ganha visibilidade na literatura, conforme este profissional se confronta com a prática na Estratégia de Saúde da Família (ESF). Para investigar se a formação do médico no Estado do Amazonas está em consonância com o preconizado para a atuação nesse modelo, empreendeu-se uma pesquisa empírica qualitativa, utilizando-se grupo focal e entrevista individual semiestruturada com acadêmicos do último período do curso de Medicina de uma universidade pública no referido Estado. Uma vez que os médicos recém-formados preenchem as vagas existentes na ESF no interior, estudar sua formação para atuar na atenção primária tem sua importância justificada. As informações levantadas indicam a deficiência do modelo pedagógico no ensino superior em Medicina quanto à formação em Saúde Coletiva e para a prática na ESF.

Palabras clave : Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde; Ensino Superior; Medicina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )