SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03O médico para saúde coletiva no estado do Amazonas: lacunas na formação, lacunas na atençãoAprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

MENDES, André Leonardo Silveira et al. Produção científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência Fapemig. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.426-432. ISSN 1981-5271.

RESUMO A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) é a única agência de fomento à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação do Estado. Em decorrência da escassez de estudos sobre a produção científica e sua relação como fomento de projetos pela Fapemig, este estudo tem por objetivo estabelecer os produtos científicos na área de medicina (artigos científicos nacionais e estrangeiros publicados em periódicos indexados, apresentação de resumos científicos em congressos nacionais e internacionais, e formação de recursos humanos qualificados - orientação de iniciação científica, mestrado, doutorado) verificados a partir do financiamento de projetos de pesquisa do Edital Universal da Fapemig. Com base nos arquivos da agência, foram reportadas as características dos projetos aprovados, bem como a produtividade científica médica gerada entre 1986 e 2002.Nesse período, a Fapemig aprovou183 projetos na área da medicina. Destes, seis foram retirados do estudo, visto que os coordenadores não tiveram seus currículos Lattes encontrados, por motivos como aposentadoria. Os 177 projetos analisados tiveram118 pesquisadores distintos como coordenadores, sendo 63,2%do gênero masculino e 36,7%do feminino. Cem por cento dos projetos aprovados foram de instituições públicas, incluindo universidades e outros órgãos públicos. Verificou-se um montante de 630 produtos científicos, sendo o mais comum a apresentação de trabalhos em eventos científicos (41,13%), seguida da orientação de iniciação científica e pós-graduação (29,57%).O indicador menos observado foi a publicação de artigos científicos nacionais e estrangeiros (29,26%).No tocante à publicação de artigos científicos, houve similaridade entre periódicos nacionais e estrangeiros. Entre os periódicos nacionais, destacaram-se: Revistada Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Brazilian Journal of Medical and Biological Research, Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, Cadernos de Saúde Pública. Entre os estrangeiros, destacaram-se Journal of Clinical Pathology e Journal of Medical Microbiology.

Palavras-chave : Medicina; Pesquisa Médica; Educação Médica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )