SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Scientific production in medicine through research projects funded by the Minas Gerais, State Research FoundationStudent evaluation in the context of medical training in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

GOMES, Romeu; BRINO, Rachel de Faria; AQUILANTE, Aline Guerra  and  AVO, Lucimar Retto da Silva de. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.433-440. ISSN 1981-5271.

RESUMO Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos embases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acercado uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica

Keywords : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica/Métodos; Educação de Graduação em Medicina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )