SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Produção científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência FapemigA avaliação no contexto da formação médica brasileira índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Brasileira de Educação Médica

versión On-line ISSN 1981-5271

Resumen

GOMES, Romeu; BRINO, Rachel de Faria; AQUILANTE, Aline Guerra  y  AVO, Lucimar Retto da Silva de. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.433-440. ISSN 1981-5271.

RESUMO Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos embases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acercado uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica

Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica/Métodos; Educação de Graduação em Medicina.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )