SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número03Produção científica na medicina em projetos de pesquisa financiados pela agência FapemigA avaliação no contexto da formação médica brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Brasileira de Educação Médica

versão On-line ISSN 1981-5271

Resumo

GOMES, Romeu; BRINO, Rachel de Faria; AQUILANTE, Aline Guerra  e  AVO, Lucimar Retto da Silva de. Aprendizagem Baseada em Problemas na formação médica e o currículo tradicional de medicina: uma revisão bibliográfica. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.433-440. ISSN 1981-5271.

RESUMO Este artigo analisa estudos que comparam a utilização da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) na formação médica com o desenvolvimento de currículo tradicional de Medicina. O desenho metodológico, caracterizado como uma revisão da literatura sobre o assunto, realizada a partir de uma abordagem qualitativa, apoia-se na busca de artigos embases de dados e bibliotecas virtuais, publicados de 1998 a 2008, com os termos medicina, graduação, aprendizagem baseada em problemas e ensino tradicional. O material foi estudado a partir da técnica de análise de conteúdo temática. A discussão se desenvolve a partir dos resultados acercado uso da ABP na graduação médica em comparação aos resultados de cursos de currículo tradicional. Conclui-se que o uso da ABP na graduação médica pode ser uma alternativa na implementação das diretrizes brasileiras para a formação médica

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Educação Médica/Métodos; Educação de Graduação em Medicina.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )