SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue03Problem-Based Learning in medical education and the development of traditional medicine: a review of the literaturePossíveis contribuições do modelo homeopático à humanização da formação médica author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Brasileira de Educação Médica

On-line version ISSN 1981-5271

Abstract

MOURAO, Maria das Graças Mota; CALDEIRA, Antônio Prates  and  RAPOSO, José J. B.Vasconcelos. A avaliação no contexto da formação médica brasileira. Rev. Bras. Educ. Med. [online]. 2009, vol.33, n.03, pp.441-453. ISSN 1981-5271.

RESUMO Este artigo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da avaliação no ensino superior no contexto atual das escolas médicas brasileiras, com vistas a estimular a reflexão e a discussão de todos aqueles que de uma forma ou de outra estejam envolvidos no processo educativo. Entendemos que pesquisas a respeito da temática nos permitem repensar práticas e construir propostas mais participativas, voltadas aos processos, considerando a própria experiência, as diversidades e a complexidade da instituição. Discute-se, portanto, o processo auto avaliativo, ético e responsável, para que a instituição de ensino médico possa fazer uma reflexão crítica e participativa sobre suas ações, conhecer seu efetivo papel no engajamento coma comunidade e sua verdadeira contribuição para o seu desenvolvimento.  Pretende-se explicitar a avaliação como força transformadora, que considera a relação mútua existente entre os aspectos qualitativos e quantitativos, a natureza da relação pedagógica e os objetivos que se propõe a alcançar, tendo em vista a complexidade e o dinamismo do processo de ensino

Keywords : Educação Médica; Avaliação; Ensino Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )